O mesmo vestido, o ano inteiro

Não é só a Mônica que usa o clássico vestidinho vermelho todos os dias. Sheena Matheiken resolveu fazer o mesmo em um projeto de moda sustentável, o Uniform Project, desde maio. Durante 365 dias do ano, ela usa a mesma roupa – ou algo próximo a isso.

A artista tem sete vestidos idênticos, um para dia da semana, que são “renovados” com acessórios, camadas de tecidos, artigos manufaturados e outros elementos que a criatividade da moça inspirar e que o frio ou o calor mandarem. A versatilidade ganha uma forcinha da amiga e designer Eliza Starbuck.

A ideia nasceu de uma reflexão sobre os uniformes escolares obrigatórios da sua época de estudante e de como os adolescentes faziam de tudo para colocar um pouco de personalidade naquele look.

Como ninguém tem tanto badulaque em casa assim, Sheena aceita doações de cintos, chapéus e apetrechos de toda espécie, basta que os interessados mandem um e-mail. Profissionais que tenham peças originais também podem enviar. Em troca, a moça promete tirar fotos ao usá-las e dar um link para o site do colaborador.

Se você não tem nenhum broche empoeirado em casa, pode ajudar o outro lado do projeto: fazer um depósito em dinheiro para o fundo do Uniform Project, que irá custear uniformes para crianças carentes da Índia, via Akanksha Foundation, entre outras despesas.

Será que a moda pega?

Sei nao, mas ja tem neguim fazendo isso por ae hein!